BUILDING VIEWS
20 NOV 2017 18:30

A Jofebar irá lançar o livro Building Views, editado pela Circo de Ideias, no próximo dia 20 de Novembro, segunda-feira, às 18:30, no seu showroom, em Matosinhos (Rua D. Marcos da Cruz 1240, Perafita). Esta primeira sessão de apresentação do livro incidirá sobre a arquitectura de Richard Neutra e seu contributo para o desenvolvimento da caixilharia de correr.

Building Views propõe traçar a história da janela minimalista, identificando os vários desenvolvimentos técnicos e arquitectónicos desde o início do século XX que conduziram ao seu aparecimento até aos desafios com que este sistema de janelas se depara nos dias de hoje. Em simultâneo, a publicação pretende dar a conhecer mais de 20 projectos recentes realizados pela Jofebar, uma empresa especializada em produtos de fachada e caixilharia minimalista através da sua marca PanoramAH!. Para este efeito, o livro conta com mais de três dezenas de textos originais da autoria de diferentes autores nacionais e internacionais, entre os quais Artur Santos Silva, Eduardo Souto de Moura, Georges Teyssot, Gonçalo M. Tavares, Emílio Tuñon, Juhani Pallasmaa, Juan Herreros e Yehuda Safran.

Na conversa de 20 de Novembro, dois filhos de Richard Neutra – o arquitecto Dion Neutra e o médico Raymond Richard Neutra – irão conversar com Eduardo Souto de Moura, cuja obra incorporou muito do legado de Richard Neutra e da arquitectura moderna californiana, adoptando grandes caixilharias de correr de forma extensiva. Souto de Moura foi também um dos primeiros autores a utilizar sistemas de janela minimalista, sendo responsável pelo sucesso deste tipo de caixilharia. Juntam-se à conversa o crítico de arquitectura Jorge Figueira e o editor do livro Carlos Machado e Moura.

A conversa terá lugar numa estrutura intitulada Sonda LQFUB, concebida pelo colectivo Friendly Fire no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2013.

Trata-se da primeira de um conjunto de várias conversas que integram o programa de apresentação nacional e internacional da publicação, sendo cada uma das sessões dedicada a diferentes momentos da história técnica e arquitectónica da janela e contando com diferentes convidados.

Entrada livre.