TERRITÓRIO: CASA COMUM

O livro «Território: Casa Comum», com coordenação científica de Álvaro Domingues e Nuno Travasso, complementa e regista a exposição desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, patente na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, entre 9 de Julho de 2015 e 29 de Fevereiro de 2016.

Compreender o território implica conhecê-lo, mas implica sobretudo inventá-lo. Ficcionar a realidade é condição sem a qual essa realidade permanece opaca e indiscernível, sem sabermos aquilo que verdadeiramente nos interessa decidir colectivamente e que está ao alcance da nossa acção. Esses são os assuntos que constroem o território enquanto questão essencialmente política e, por isso, sujeita a debate e a deliberação. O território não é algo predefinido ou estável. A ideia de território vai-se construindo pelo conjunto de leituras, representações, discursos e debates colectivamente produzidos em torno daquilo que se (re)conhece como qualquer coisa de comum e que confere sentido à realidade.


12.50 EUR / FAUP 2015 / editores: Álvaro Domingues, Nuno Travasso / 210x210 / 198p / PT / design: Ivo Poças Martins / isbn: 978-989-8527-07-3