VÍTOR FIGUEIREDO: PROJECTOS E OBRAS DE HABITAÇÃO SOCIAL 1960-1979

 Em 2015, lançámos o livro Vítor Figueiredo: Projectos e Obras de Habitação Social 1960-1979, editado por Vanda Maldonado e Pedro Namorado Borges, que propõe uma retrospectiva inédita da intensa produção de Vítor Figueiredo no domínio da habitação social. Em 2012, publicámos o livro Vítor Figueiredo: fragmentos de um discurso, editado por Nuno Arenga, no qual se procurou reconstruir o discurso de Vítor Figueiredo através de uma montagem realizada com base em fragmentos de fontes bibliográficas diversas. Em 2013, realizámos o 29-A, uma curta-metragem em torno do Conjunto Habitacional Olivais Sul projectado em 1962 por Vasco Lobo e Vítor Figueiredo.


Através da documentação e análise dos vários projectos desenvolvidos por Vítor Figueiredo entre 1960 e 1979, o livro Vítor Figueiredo: Projectos e Obras de Habitação Social 1960-1979 traduz uma síntese dos editores, Vanda Maldonado e Pedro Namorado Borges, que objectiva, sempre que possível, a leitura e compreensão de cada projecto, desde a implantação até à escala do detalhe.
     A investigação teve como base as memórias descritivas, peças desenhadas, esquissos e fotografias recolhidas no acervo de Vítor Figueiredo no Forte de Sacavém (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) e em diferentes arquivos municipais.
     As primeiras páginas são dedicadas à reflexão crítica dos editores e dos respectivos co-orientadores de doutoramento, designadamente Jorge Spencer, Vanda Maldonado, Paulo Tormenta Pinto e Pedro Namorado Borges. Segue-se a apresentação, por ordem cronológica, do corpo central da monografia constituído por treze obras e doze projectos de habitação social desenvolvidos, em autoria ou em co-autoria, por Vítor Figueiredo, desde os Conjuntos Habitacionais de Olivais Sul (Célula C) em Lisboa, até à Unidade habitacional de Pinhal Novo. A última parte é constituída por um quadro sinóptico da obra completa do autor produzida no âmbito da habitação social onde são apresentadas mais treze intervenções que consistem em repetições, parciais ou totais, readaptações de obras precedentes consideradas menos relevantes, ou outras realizações cujo número de peças disponíveis se mostrou insuficiente para integrar o corpo central do livro.


O período de pré-venda terminou a 15 de Dezembro de 2015 e o livro Vítor Figueiredo: Projectos e Obras de Habitação Social 1960-1979 foi impresso numa edição limitada e numerada de 170 exemplares. Obrigado a todos os que contribuíram para tornar este projecto possível.


SOLD OUT / 40.00 EUR / Circo de Ideias 2015 / editores: Vanda Maldonado, Pedro Namorado Borges / autores:  Jorge Spencer, Vanda Maldonado, Paulo Tormenta Pinto e Pedro Namorado Borges / 205x255 / 258p / PT / design: Ana Resende / isbn: 978-989-99184-1-2