O livro «Fundação e Arqueologia – Contexto e Discurso do Território Contemporâneo», da autoria de Paulo Tormenta Pinto, foi apresentado no auditório do Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, com uma conversa entre Paulo Tormenta Pinto, Gonçalo Byrne e Pedro Botelho.

O livro, publicado pela editora Circo de Ideias, dá início à colecção Lições de Arquitectura, um projecto editorial que pretende reunir um conjunto de aulas, de arquitectos portugueses, que retratam o pensamento contemporâneo sobre a teoria e a prática da arquitectura. Esta colecção irá contemplar o registo e disseminação de aulas proferidas em contexto académico, nas várias escolas de arquitectura do país. Esta primeira Lição de Arquitectura reflecte sobre o território contemporâneo da cidade tendo por base a Fundação e Arqueologia.

O projecto editorial contou com o apoio do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), do DINÂMIA’CET-IUL (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território) e da Câmara Municipal de Lisboa.