Exposição
07.12.2021

Cidade de Ninguém

Circo de Ideias

A exposição «Cidade de Ninguém», com curadoria de Pedro Baía, apresenta uma selecção de fotografias de Tuca Vieira sobre a cidade de São Paulo ao longo dos dias de confinamento. A exposição inaugura este sábado, 11 de Dezembro, às 16:00, na galeria de arquitectura Circo de Ideias, com uma conversa entre Magda Seifert, Pedro Baía e Tuca Vieira.

A vinda de Tuca Vieira ao Porto contou com o apoio do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho.

As fotografias estão disponíveis para venda na nossa livraria e loja online.

Tuca Vieira defende que a honestidade deve ser hoje encarada como um acto revolucionário. No mundo em que vivemos, marcado pela proliferação das imagens e pela incerteza do que é verdadeiro ou falso, torna-se cada vez mais urgente a criação de novas possibilidades de interpretação crítica.

Através da fotografia, perante a crise da experiência do real, Tuca Vieira reivindica um mapeamento crítico das cidades, num desenho traçado no percorrer das ruas, na viragem das esquinas, na imersão da paisagem. Ao longo das suas fotografias, sentimos o olhar do arquitecto misturar-se com o olhar do fotojornalista — um olhar político, investigador, revelador dos ecos e das sombras, das linhas e entrelinhas.

Em cada território que investiga, Tuca Vieira dá um “salto no escuro” (expressão que deu o título ao livro que publicou este ano). Este “salto no escuro” significa também um sobressalto crítico, vincado por uma disponibilidade do olhar assente na complexidade da realidade. Quer estejamos em Pyongyang, Berlim ou São Paulo.

Pedro Baía