O projecto «Concrete Reboot», com curadoria de Magda Seifert e Pedro Baía, materializa-se numa exposição que inaugurou no dia 28 de Outubro, na galeria de arquitectura Circo de Ideias, com uma conversa entre os curadores, os fotógrafos do projecto, Francisco Ascensão e Luca Bosco, e os autores dos ensaios, Atelier Local e Nuno Grande.
Na sequência das reflexões desenvolvidas nos projectos «Porto Brutalista» (2019) e «Lisboa Brutalista» (2023), este projecto de investigação propõe ir além das abordagens estéticas ou linguísticas associadas ao betão armado, para o confrontar enquanto sistema construtivo responsável por materializar o espírito de uma linguagem arquitectónica. Propõe ir além da celebração e registo das arquitecturas realizadas com betão armado, para aprofundar as implicações da sua utilização no nosso ecossistema, desde os processos de extracção e processamento, até à sua aplicação em obra.
A exposição concretiza-se a partir do desafio lançado aos fotógrafos Francisco Ascensão e Luca Bosco para realizarem um ensaio fotográfico que explorasse a problemática das diferentes fases do betão, ao Atelier Local para proporem uma reflexão que enquadrasse o trabalho captado pelos fotógrafos e a Nuno Grande para problematizar esta questão a partir da prática arquitectónica.
O projecto contou com o apoio da Direcção-Geral das Artes no domínio de investigação do Programa de Apoio a Projectos — Procedimento Simplificado de 2021.