A exposição «Moderno Esquecido», com curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, apresenta uma selecção de desenhos da autoria de Pedro Figueiredo. A inauguração teve lugar na galeria de arquitectura Circo de Ideias no dia 7 de Novembro, sábado, com a presença do autor.
Todos os desenhos estão disponíveis para venda na nossa livraria e loja online.
—
Pedro Figueiredo desenha contra o esquecimento, com um cunho fortemente marcado pela vibração e as contradições de uma cidade em mudança.
Os seus desenhos resultam de uma vontade de percorrer as ruas e vielas da cidade do Porto, numa descoberta em busca dos seus espaços e edifícios, com autorias conhecidas, outras desconhecidas e, muitas vezes, esquecidas.
Atento aos detalhes construtivos e à textura dos materiais, na procura da melhor perspectiva e do melhor ângulo de enquadramento, os desenhos de Pedro Figueiredo ganham cor e forma numa narrativa muito própria, marcada por um olhar crítico e interventivo.
Enquanto arquitecto, assume o fascínio pelas mais variadas linguagens artísticas e arquitectónicas: da art nouveau à art déco, do moderno ao brutalismo, do pré-moderno ao pós-moderno, do anónimo ao difuso. Estes desenhos são também uma homenagem a estas linguagens, posicionamentos e discursos arquitectónicos.
Pedro Baía
Magda Seifert