Exposição, Lançamento
30.11.2019

Porto Brutalista

Circo de Ideias

O livro e a exposição «Porto Brutalista» foram apresentados na Circo de Ideias com a presença de Tiago Lopes Dias, Pedro Treno, Francisco Ascensão, Luca Bosco, Magda Seifert e Pedro Baía.

O livro «Porto Brutalista», publicado pela Circo de Ideias, com edição de Pedro Baía e Magda Seifert, apresenta uma selecção de 20 obras localizadas no Porto, Gaia e Matosinhos, numa procura de ensaiar novas possibilidades de interpretação de uma arquitectura produzida com afinidades construtivas e materiais associadas ao Brutalismo.

O projecto editorial e de investigação permitiu desenvolver diferentes níveis de aproximação crítica ao objecto de estudo. Álvaro Siza conversou sobre o tema do Brutalismo e sobre algumas questões que se levantaram no decorrer do projecto. Ben Highmore visitou algumas das obras seleccionadas no Porto e escreveu um ensaio a partir de uma perspectiva cultural. Tiago Lopes Dias e Alexandra Areia escreveram ensaios a partir das 10 obras seleccionadas em cada século. Pedro Treno concentrou-se em cada uma das 20 obras e escreveu pequenos textos de enquadramento crítico. Francisco Ascensão e Luca Bosco ensaiaram uma reportagem fotográfica das 20 obras, segundo uma sensibilidade decorrente da linguagem Brutalista.

O projecto teve o apoio da Câmara Municipal do Porto no âmbito do programa de apoio à criação artística Criatório 2018.