Aprender a Desaprender. Diálogos para a descolonização da arquitetura

Paulo Moreira (ed.)

Este livro nasceu com o propósito de especular sobre respostas possíveis a algumas questões: Como é que o campo disciplinar da arquitectura pode oferecer abordagens para a descolonização do presente? Que métodos podemos empregar para posicionar a arquitectura no debate sobre a descolonização? E, pensando numa pedagogia transformadora, como podemos reimaginar instituições ligadas à arquitectura, e as suas formas de actuação?

Os diálogos para a descolonização da arquitectura aqui reunidos fazem frente ao tema a partir de práticas e acções concretas. Entre os assuntos discutidos por arquitectos, artistas, críticos e autores do presente, destacam-se vários temas: o papel das diásporas na história, procurando reescrever narrativas emancipatórias sobre a relação entre colonizado e colonizador; as escalas de acção das práticas espaciais; as histórias pessoais e os comentários pedagógicos.

Reúnem-se contributos que desafiam abertamente as heranças coloniais, com as dificuldades e riscos inerentes. O objectivo é ampliar o alcance da disciplina da arquitectura, mesmo que não haja certeza nem convergência de ideias a propósito das suas ferramentas. O caminho não é linear, mas olhar «ao contrário» e romper os discursos predominantes pode ser um bom ponto de partida.

Dafne Editora | Instituto 2024 / editor: Paulo Moreira / contribuições: Ibiye Camp, Margarida Waco, Mónica de Miranda, Luísa Santos, Banga Colectivo, Cartografia Negra, Natache Sylvia Iilonga, Thaís Andrade, Gabriela Leandro Pereira, Lara Isa Costa Ferreira, Demas Nwoko, Anyibofu Nwoko Ugbodaga / tradução: Maria Eduarda Leite / 150×225 / 156p / PT / design: Manuel Granja / isbn: 978-989-8217-63-9

20.00

Em stock

EasyPay

Colecção Equações de Arquitectura