Sobre

A Circo de Ideias é uma editora, livraria e galeria de arquitectura. Localizada no Porto, no Bairro da Bouça, a Circo de Ideias foi fundada em 2008 enquanto associação cultural sem fins lucrativos, com o objectivo de promover a divulgação e o estudo da arquitectura.

Direcção

Magda Seifert

Fundadora e directora da Circo de Ideias, associação cultural onde coordena, desde 2008, diversas edições, conferências e projectos expositivos. Directora da Porto Design Biennale, integrando a equipa da esad—idea, Investigação em Design e Arte. Arquitecta formada pela Escola Universitária das Artes de Coimbra (2006). Entre 2014 e 2016, colaborou com o Canadian Centre for Architecture na transferência do arquivo de Álvaro Siza para esta instituição. Em 2015-17, com Luís Tavares Pereira e Bruno Baldaia, comissariou a 5a edição do Habitar Portugal. Integrou, entre 2010 e 2014, a equipa da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, exercendo funções de Assessoria ao Pelouro da Presidência.

Pedro Baía

Fundador e director da Circo de Ideias, associação cultural onde coordena, desde 2008, diversas edições, conferências e projectos expositivos. Investigador integrado no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, da Universidade do Minho. Arquitecto formado pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (2005) e doutorado pela mesma universidade em 2014 com a tese «Da Recepção à Transmissão: Reflexos do Team 10 na Cultura Arquitectónica Portuguesa 1951-1981». Professor auxiliar convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho desde 2014. Crítico de arquitectura do jornal Público desde 2017 e membro do colectivo Friendly Fire desde 2010.

Edição, design e produção

Catarina Matos

Licenciatura em Design de Comunicação (2018) e mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais (2020) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a tese «Três Meses de Porto Design Biennale», onde colaborou com o centro de investigação esad—idea.

Edição e produção

Beatriz Takahashi

Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual pela Universidade do Porto (Portugal) e Arquitecta e Urbanista pela UNESP (Brasil), integra a equipa de investigação do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» desde 2020. Colaborou em instituições culturais e educacionais no Brasil e em Portugal, trabalhando com colecções e exposições de museus, desenvolvendo estratégias de mediação cultural, realizando pesquisas em arquitectura e urbanismo, avaliando teses finais e trabalhando em projectos pedagógicos e editoriais.